sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Esmaltes

Rosa,azul, furtacor, amarelo, preto, cinza, vermelho, verde.... Existe uma infinidade de cores, e nós mulheres não cansamos de USAR&ABUSAR delas. O que muitas de nós não sabemos, é a história deles. Pois bem , hoje vamos conhecer algumas curiosidades dessas coisinhas coloridas que tanto amamos. *-*

Historia do Esmalte

  Por volta de 3500 a.C., as mulheres egípcias aplicavam uma tintura de henna preta nas unhas. As cores mais berrantes ficavam em uso exclusivo da família real.
  Pelos chineses, o uso de tons vermelhos e metálicos (eram feitos com soluções de prata!) só usavam aqueles que tinham a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social.
    Entre os romanos, a pintura dava lugar a tratamentos com materiais abrasivos que faziam o polimento das unhas.
     No século XIX, os cuidados se restringiam à obtenção de unhas curtas.  Numa época em que o recato era uma importante virtude, a extravagância dos esmaltes não seria nenhum pouco prestigiada. Até essa época, uma das grandes descobertas foi a invenção do palito até hoje utilizado para a remoção das cutículas. No começo do século XX, os esmaltes começaram a recuperar espaço com o uso de soluções coloridas que não permaneciam fixadas mais do que algumas horas. 
    Somente em 1925, durante estudos que desenvolviam tinturas para carros, foram descobertas as primeiras soluções que se assemelham com os esmaltes de hoje.

 Dicas de unhas para  o verão:
   Unhas quadradas com pontas levemente arredondadas, estão super em alta, o vermelho para elas é o hit do verão,( se você tiver unhas muito longas, o vermelho não é uma boa escolha, fica vulgar. Então, opte por cores mais clássicas que nunca saem de moda.)
      Uma curiosidade super interessante sobre os esmaltes é que eles fazem parte da terapia da cor ( é uma terapia que meche MUITO com a auto-estima das pessoas) Por exemplo quando se pinta as unhas de vermelho, nos sentimos muito mais confiantes, azul nos passa paz e tranquilidade. 
    Enfim não importa a cor que seja, esmaltes são sempre bem-vindos. *-*






Gostaram?
                      Laurarodrigues, :*

Um comentário:

  1. Amei!
    Eu mesma não sabia dessa riqueza de detalhes da história! Ótimo post Lalá *-*

    Visita? www.luuh-mendonca.blogspot.com

    ResponderExcluir